quinta-feira, 5 de setembro de 2013

Melhore seu desempenho nos estudos





Estudar sozinho é uma atividade que nem sempre é fácil de se fazer, pois requer concentração, disciplina e paciência. Vejamos algumas dicas para aperfeiçoar os estudos:

Ambiente - O ambiente deve ser planejado de modo que o deixe confortável, de preferência iluminado, arejado e silencioso. Também é importante sentar-se de uma maneira correta, evitando desconfortos posturais. Lembre-se: qualquer tipo de tensão (física ou psicológica) pode desconcentrá-lo.

Concentração - livre-se de distrações: desligue ou guarde celulares (principalmente se o seu for um smartphone) e computadores, a não ser que esses sejam a ferramenta de estudo utilizada naquele momento. Às vezes nem sempre é possível estar em um ambiente silencioso, nesse caso procure uma biblioteca, acredite, mesmo na era da informação elas ainda podem ser boas aliadas.

Disciplina - Planeje seus estudos, principalmente se não quiser ou puder fazer cursos pré-vestibulares. Se for estudar por conta própria faça o seu programa semanal com todas as matérias incluídas, intercalando disciplinas exatas, humanas e biológicas (se tiver dificuldade em fazer seu próprio programa copie a grade de um curso preparatório). 

Não encare o curso pré-vestibular como única alternativa de estudo: se tiver ajuda de um curso preparatório este deve ser usado somente como apoio, o interessante é estudar as matérias do dia anterior, assim fica mais fácil estudar todas as matérias e não somente aquelas com que temos afinidade.

 Mude os materiais - Não se entedie com os cadernos e livros, eles não são a única alternativa. As videoaulas e cursos on-line são uma boa alternativa para sair da rotina, além de fóruns e páginas de discussão nas redes sociais.

Ensine - Isso mesmo, não é porque seu curso é concorrido que você não pode dividir seu conhecimento com os amigos. Ensinar ajuda a fixar conhecimento.

Faça resumos e esquemas - Outra forma de fixar conhecimento. Resumos e esquemas ajudam na memorização, contribuindo inclusive com memória visual (no caso dos esquemas). Concordam como é mais fácil visualizar um coração que você mesmo desenhou?

Descanse entre as matérias – Tenha intervalos entre as matérias estudadas Ex.: um intervalo de meia hora a cada duas horas de estudo. Não estude matérias parecidas em seguida (ex. matemática depois física, português depois história), para dar um descanso para o cérebro em matérias que exigem mais exercícios ou leitura.

Faça exercíciosDesnecessário dizer, sempre é bom resolvê-los.

Coma bem e exercite-se – Não dá pra cuidar da mente se se esquecer do corpo não é?  Estar mal nutrido com certeza vai diminuir o seu desempenho. Exercícios liberam endorfina, o que diminui o stress, além de que atividades aeróbias, como a caminhada e corrida aumentam a oxigenação do cérebro, melhorando o seu funcionamento. 

Tenha um momento para o lazer – Nunca se esqueça dos momentos que te trazem prazer, a família, os amigos, o namoro, reserve momentos para o que te faz feliz. Não adianta estudar tanto a ponto de ficar uma pilha de nervos.

E aí quais são suas técnicas de estudo? Opine!!!
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário